Vee Bottom , Concave ou ambos?
Publicado na edição 219 da WAVELENGTH
UNISURFITY
11/5/20232 min read
Um fundo em V é totalmente oposto ao côncavo. Deixe-me explicar… Fundo em V ocorre quando o centro da prancha está mais alto que a linha da borda, geralmente com uma superfície plana indo da borda até o pico do V. Este pico atua como um ponto de pivô crucial para permitir que a prancha se incline de uma borda para outra. Devido à área de superfície extra criada pelo pico na longarina, ele dispersa a água para as bordas. Isso divide o fluxo da água, direcionando água para as bordas da prancha. Basicamente criando controle direcional, mas devido ao arrasto, isso prejudica a velocidade. O Vee é geralmente encontrado na segunda metade da prancha, com as shortboards modernas usando Vee bem no final da rabeta. Isso ajudará a inclinar as bordas com o pé traseiro.
No entanto, uma variante disso é o Vee frontal, que fica no ponto médio ou mais à frente do ponto médio da prancha. Isso ajuda a cortar qualquer imperfeição que a prancha possa encontrar, por isso é útil para pranchas que funcionam em alta velocidade, como as Step ups e Guns. O fundo Belly e o Rolled Vee são variantes suavizadas do Vee frontal e são transições mais arredondada para o centro da prancha, geralmente encontrada em longboards estilo anos 60, algumas pranchas retrô e as pranchas mini Simmons que estão voltando . Novamente, isso cria controle em altas velocidades, por isso é normalmente encontrado em pranchas que já possuem velocidade ou sustentação .
O Oposto do o Vee é o Concave , um "monstro" um pouco mais complexo. Melhor descrito como uma linha central inferior na longarina em comparação com a linha da borda e normalmente é uma transição suave. Se você pensar bem, isso também aumenta a área de superfície, mas coleta água em vez de dispersa-la. Isso cria sustentação, e velocidade, mas faz com que a prancha seja sugada contra a superfície da água. Então isso significa que o fundo côncavo aumenta a velocidade, mas torna a prancha mais rígida e menos manobrável.
No entanto, existe uma maneira de lidar com isso. Por exemplo, a Lost Rocket tinha uma grande quantidade de concave, mas tinha uma grande quantidade de rocker na rabeta para neutralizar a rigidez do concave. Esperançosamente, isso destaca onde as características anteriores usadas pelos shapers podem ser combinadas para criar o efeito geral desejado da prancha. Outras alternativas de concaves são o Vee espiral ou algo mais sutil, como o double concave. Um double concave possui um concave em cada lado da linha da longarina, deixando a área da longarina nivelada com as bordas . Um Vee espiral é um double concave, mas a linha da longarina é mais alta que a linha da borda. Isso cria o ponto de articulação que já discutimos, mas também cria sustentação.
Uma mistura de algo nunca é tão efetiva quanto a versão pura, então um Vee Double Concave ou espiral nunca terá o efeito máximo de um Vee ou Concave.



